segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Náusea... para que te quero?!...

Fonte: http://www.todopapas.com.pt/gravidez/sintomas-de-gravidez/nauseas-10-truques-para-evita-las-2025


Náuseas! Para todas as grávidas esta palavra é sinónimo de mal-estar incessante, de vómitos, de perda de peso e de desagrado pela comida. Resumindo, um verdadeiro problema que pode persistir até ao final do terceiro mês. Embora cada grávida seja diferente, ter náuseas é bastante comum durante a gestação. Cerca de 50% das mulheres sofrem de náuseas e vómitos, já 25% só têm náuseas e outras 25% não são afectadas por este problema.

Na maioria das mulheres os sintomas começam a melhorar a partir da 12ªsemana de gestação; mas essa luz no final do túnel pode parecer demasiado lenta no inicio da gravidez. Apenas uma pequena percentagem de mulheres continuam a ter estes desagradáveis episódios durante os nove meses. A única coisa positiva de tudo isto é que é um sinal de uma gravidez saudável.

O que as provoca?
Não se conhecem nem os mecanismos nem as causas que as produzem. A sua origem é bastante misteriosa. São as hormonas? O relaxamento muscular do estômago? A falta de vitamina B6? Alguns especialistas defendem inclusivo uma origem psicológica.

Os odores
O sentido do olfacto da mulher grávida altera durante as primeiras semanas da gestação, tornando-se muito mais sensível. Assim, alguns odores que antes eram agradáveis ou que não tinham nenhuma consequência particular, convertem-se agora em verdadeiros desconfortos chegando a provocar as conhecidas náuseas. O seu iogurte preferido, o seu perfume habitual ou o odor da pintura fresca podem ser agora verdadeiros pesadelos.

As hormonas
As grávidas estão sujeitas a alterações cujos efeitos se sofrem desde o inicio da gravidez e podem acarretar igualmente alterações de humor e náuseas. O nível hormonal das mulheres com gémeos ou trigémeos é mais alto, pelo que é mais provável sofrerem náuseas.

Outra teoria
Alguns investigadores apresentam outras hipóteses. Segundo os mesmos as náuseas estão associadas a um antigo mecanismo de defesa do nosso corpo para se proteger da ingestão de venenos. Mas que devido à grande variedade de alimentos que temos à nossa disposição, não é de estranhar que este sistema de protecção fique desequilibrado e rejeite também os alimentos saudáveis.
Tenha em conta que a fome e o cansaço podem agravar a situação. As náuseas podem surgir todas as manhãs ao levantar-se ou quando altera a sua posição.

Como combatê-las
Existem diversos métodos para ajudar a evitar as náuseas da gravidez: experimente-os para descobrir qual é o que melhor funciona no seu caso.
- Alterações dietéticas: está provado que os alimentos ricos em proteínas podem ajudar a reduzir as náuseas. Experimente com distintos alimentos para encontrar o que tolera melhor. Talvez deva evitar as comidas picantes, por exemplo. É importante que coma algumas coisas entre um ataque de náuseas e outro, para evitar a excessiva perda de peso. Para além disto, beba muitos líquidos.
- Medicação: existem várias medicinas para aliviar as náuseas da gravidez. O mais importante é tratá-las de forma precoce. Um atraso no tratamento poderá permitir que o vómito se torne mais severo com o passar do tempo. A ingestão de piridoxina (vitamina B6) pode ser útil. O uso de pastilhas contra os enjoos que contenham prometacina é seguro e pode ter êxito. Em qualquer caso se as náuseas persistirem peça ao seu médico que lhe receite um medicamento para acalmá-las.
- Acupressão: esta técnica japonesa, baseada na pressão dos tendões pode ser muito útil. Um sistema simples são as pulseiras de acupressão comercializadas para evitar enjoos nas viagens.

Dez truques …
Antes de procurar um antídoto infalível deve encontrar o que é que exactamente lhe provoca as náuseas e os vómitos, isto para tentar evitá-los. Mas se persistem e se não as suporta, o seu médico poderá ajudá-la. Mas antes de chegar esta solução, aconselhamo-la a experimentar estes truques:
  • Se tem náuseas matinais beba um copo de água, coma uma bolacha e leve o seu tempo para levantar-se, espere pelo menos um quarto de hora na cama até colocar os pés no chão. Na realidade o ideal é tomar o pequeno-almoço na cama à base de hidratos de carbono, proteínas e açúcares lentos (bolachas, pão, fruta, etc.). Aqui tem uma magnífica desculpa para que lhe levem o pequeno-almoço à cama.
  • Coma frequentemente: não se trata de que passe o tempo a comer, mas é melhor ter náuseas com o estômago cheio. Ao longo do dia coma uma maça, frutos secos, tostas de pão integral, etc. Evite os alimentos ricos em gorduras, difíceis de digerir, os fritos e os alimentos muito picantes. Não coma aquilo que o simples odor ou consistência lhe provoquem náuseas. Quando acabar de comer não lave imediatamente os dentes, já que isto pode ocasionar vómitos.
  • Respire fundo: a simples respiração de ar puro pode combater eficazmente as náuseas. Sempre que seja possível durma com a janela aberta para que entre ar fresco enquanto dorme. Notará a diferença ao acordar!
  • Compre limões: corte um limão ao meio e cheire-o quando tiver uma náusea ou beba sumo de limão exprimido com um pouco de açúcar ou água mineral com umas gotas de limão.
  • Beba infusões: pode escolher os ingredientes que mais gosta ou que mais lhe apeteça nesse momento. Quais são as mais eficazes? De casca de laranja, de menta, de anis, etc.
  • Beba bebidas gaseificadas, mas sem abusar. A Coca-Cola (de preferência sem cafeína), a gasosa ou os refrescos com gás, consumidos em pequenas quantidades, podem dar uma grande ajuda para uma melhor digestão.
  • Água a toda a hora: beba entre 10 a 12 copos de água ao longo do dia e molhe a cara com uma toalha húmida de vez em quando.
  • Gengibre, o seu novo aliado! A Organização Mundial de Saúde reconheceu os benefícios do uso tradicional da raiz de gengibre para prevenir as náuseas e os vómitos derivados do estado de gestação. Em qualquer caso tem de ser comido com moderação. Pode comer gengibre seco, sem ultrapassar as 2g por dia. Também o pode comer fresco, 2g de gengibre seco correspondem a 10g de gengibre fresco. Coma-o ou beba-o em forma de infusão e utilize-o ralado em saladas e outros pratos. Se for mais cómodo por optar por pastilhas de gengibre, à venda em ervanárias.
  • Evite os movimentos bruscos. Repouse várias vezes ao dia, deitada com uma almofada debaixo da cabeça e outra debaixo das pernas. Sente-se um pouco depois de comer, a gravidade ajudará a manter a comida no estômago.
  • Recorra a um especialista: se nenhum dos truques caseiros funcionar e se não encontra nenhuma solução consulte o seu ginecologista, ele poderá receitar-lhe algum medicamento. Se preferir pode recorrer a tratamentos alternativos: homeopatia ou acupunctura. 
  • Sumos anti náuseas Numa liquidificadora ou com a varinha magica misture os seguintes ingredientes:

    - Gengibre, kiwi e hortelã.

    - Maçã, gengibre e cenoura.
    - Ananás, kiwi, laranja e hortelã.

Sem comentários:

Enviar um comentário